sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Bye, bye, ACNE!!! (Parte 02)

Continuando a saga contra a acne, a pessoa que vos fala fez tratamento tópico durante dois anos. No primeiro ano de tratamento, depois do surgimento súbito das espinhas, conforme mencionei no post anterior,    passava as pomadas toda noite antes de ir dormir. As malditas espinhas foram diminuindo gradativamente, mas ainda assim eu não estava satisfeita com o resulto "final", já que a dermatologista me deu o prazo de um ano para a minha pele voltar ao normal.

Não vou ilustrar os posts com imagens gráficas de espinhas, pois sei que algumas pessoas têm sensibilidade.  Acontece que, decorridos dois anos, em que eu continuei disciplinada com o  tratamento tópico, as pomadinhas meio que pararam de surtir efeito, como se minha pele tivesse acostumado. Eu passava alternadamente duas pomadas, uma chamada isotrexin gel e outra para clarear manchas, a vitanol-A. Só que  o único efeito que eu tinha era acordar com a pele toda vermelha e, por mais que eu passasse o protetor solar, minha pele ardia muito!! e descamava horrores também, mas as espinhas continuavam fortes e inabaláveis. Até que em uma consulta a dermatologista conversou comigo sobre a isotretinoína, ou popularmente mais conhecido como "roacutan".

Eu sempre consultei com a mesma dermatologista. Ela conversou comigo e me explicou que esse tratamento com isotretinoína é indicado para casos de leve moderada a grave, ou seja, graus III e IV. Não era o meu caso. Eu tinha acne de grau II. Acontece que a eu já havia tentado quase todas as alternativas possíveis e imagináveis. Eu gastava uma nota preta todo mês com produtos para a pele. Era anticoncepcional, protetores solares, limpezas de pele, milhares de pomadinhas milagrosas e nada disso mais estava resolvendo o meu problema. Nenhum dermatologista em sã consciência receita esse remédio de cara quando atende um paciente com queixa de acne, a não ser que o caso seja muito grave. Acontece que eu já estava há dois anos tentandosolucionar o problema e nada...

Comecei a pesquisar na internet sobre o remédio. Vi comentários absurdos e amedrontadres. Resultado: fiz todos os exames, estava apta a iniciar o tratamento, mas desisti, o que sei que é o caso de muitas pessoas, e justamente por isso decidi compartilhar minha experiência.

Em vez de iniciar com o roacutan, prefiri tentar antes um outro tratamento, com tetraciclina. Minha pele ficou ótima, como nunca antes, durante os três meses tomando o remédio e os seis meses seguinte, depois voltou a ter acne, pior do que antes até...



A foto acima é do resultado do fim do tratamento com tetraciclina. Pena que depois voltou tudo ao normal. Depois da frustração com a tetraciclina decidi: era hora de resolver de uma vez por todas, e a isotretinoína era a última solução. Em 2012, quatro anos depois que comecei a ter acne resolvi iniciar o tratamento!! Conto mais sobre o meu tratamento atual com o roacutan no próximo post.

Beijos!! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário